Grande pesquisa exclusiva da Globo oferece um perfil completo do apostador brasileiro
No Brasil, apostas esportivas crescem de R$ 2 bilhões para R$ 7 bilhões em três anos. O portal gente das Organizações Globo publicou a pesquisa exclusiva “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” com dados que revelam todas as preferências do jogador brasileiro. Com qual frequência joga? Quanto gasta? O que sente ao apostar? Qual a influência da publicidade? Apostou mais ou menos durante a pandemia? Como se informa antes e quais esportes ou torneios prefere? As respostas a todas estas preguntas estão neste artigo especial.
As apostas esportivas se tornaram uma atividade consolidada que cresce 11,5% a cada ano. Em 2020, o mercado global foi avaliado em US$ 59,6 bilhões – podendo chegar até US$ 127,3 bilhões em 2027. No Brasil, os números também são animadores. Com a regulamentação das apostas esportivas, o país poderá se tornar um dos principais mercados do mundo, levando em conta o tamanho da população e a paixão do povo brasileiro por esportes.
Games Magazine Brasil oferece todos os resultados da pesquisa “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” feita em junho deste ano com dados da Industry Insights – Telecom, Plataformas e Serviços de Educação – Globo e que foram publicados recentemente no site gente.
As apostas despertam cada vez mais a atenção do brasileiro e o faturamento do setor passou de R$ 2 bilhões em 2018 para R$ 7 bilhões em 2020. Ao mesmo tempo, o aumento na busca pelas palavras e termos relacionados acompanha a curva de crescimento do investimento publicitário das marcas no mercado de apostas, de todos os meios.
INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO
Mercado de apostas esportivas – todos os meios
O setor está cada vez mais competitivo e o crescimento do investimento em publicidade comprova esse movimento. Com a consolidação do mercado, é importante que as marcas interessadas aproveitem essa alta visibilidade.
Além de apostas esportivas, os brasileiros também investem em:
69% – Loteria Federal
38% – Fantasy Game
36% – Cassino online*
33% – Aposta informal em assuntos diversos (valendo dinheiro, mas não em site)
32% – Bingo online
Na área de fantasy games, como era de se esperar, o CartolaFC, da Globo, que explora os jogos do Brasileirão, está em primeiro lugar, com 78% dos entrevistados pela Industry Insights apontando que jogam o fantasy, enquanto 57% o fazem no ESPN Fantasy.
Entre os 36% que jogam cassino online, as modalidades que apostam com frequência são:
78% – Roleta
66% – Blackjack
64% – Jogos de mesa
63% – Slots (caça-níqueis)
61% – Vídeo Poker
50% – Jogos com crupier ao vivo
Para os brasileiros, apostar online é?
67% – Entretenimento
43% – Negócio
38% – Esporte
Ainda declararam: 23% jogo de azar | 12% algo ilegal
Os principais motivadores para as apostas esportivas são DIVERSÃO, RENDA e CONEXÃO.
-Para 60%, apostar é uma forma de diversão
-52% utilizam para aumentar a renda
-1/3 aposta para se conectar ou socializar com amigos
-12% dos respondentes declararam que as apostas esportivas são sua PRINCIPAL FONTE DE RENDA
O perfil do apostador medido por frequência de apostas
18% – SUPER HEAVY USER / 7 vezes na semana
16% – HEAVY USER / 4 a 6 vezes na semana
48% – MEDIUM USER / 1 a 3 vezes na semana
18% – LIGHT USER / 2 a 3 vezes no mês ou menos
Tipo de apostador
55% MODERADO – preservo a segurança das minhas apostas, mas gosto de arriscar às vezes
33% CONSERVADOR – evito correr riscos
12% AGRESSIVO – costumo me arriscar em busca de rendimentos maiores
Apostadores engajados
38% realizaram aposta esportiva nos últimos 7 dias
30% declararam ter realizado uma aposta ontem
Apenas 9,8% dos apostadores realizaram sua última aposta num período entre 3 e 6 meses.
Os principais motivos são:
51% – Estou economizando diante do cenário econômico
27% – Cansei de perder
20% – Só aposto em jogos especiais
18% – Perdi dinheiro e deixei de jogar
INVESTIMENTO MENSAL
18% – Até R$ 30
17% – Entre R$ 31 e R$ 50
9% – Entre R$ 51 e R$ 70
18% – Entre R$ 71 e R$ 100
17% – Entre R$ 101 e R$ 200
9% – Entre R$ 201 e R$ 500
10% – Mais de R$ 501
*Apenas 2% não utilizam dinheiro real e apostam somente com bônus ou dinheiro fictício
A PANDEMIA
Entre os respondentes da pesquisa, mais da metade afirma ter começado no mundo das apostas esportivas durante a pandemia
59% começaram apostar há no máximo 12 meses
13% iniciaram entre 12 e 18 meses
28% são apostadores há mais de 18 meses
Mesmo diante do cenário pandêmico, as pessoas continuaram apostando. Com mais disponibilidade de tempo para se dedicar, 27% dos respondentes aumentaram a quantidade de apostas. Para 18% deles, a pandemia não afetou sua forma de apostar. Entre os mais cautelosos, 22% optaram por apostas com menos riscos e 21% diminuíram os investimentos das apostas.
O SENTIMENTO DO APOSTADOR
quando REALIZA UMA APOSTA
51% – Empolgado
48% – Confiante
44% – Ansioso
quando GANHA
61% – Feliz
52% – Empolgado
43% – Sortudo
21% – Aproveito para jogar mais
quando PERDE
45% – Frustrado
37% – Triste
31% – Azarado
27% – Com raiva
22% – Jogo de novo para recuperar o que perdeu
20% – Fico sem jogar por algum tempo
20% – Desmotivado
Diversificando o investimento
Você possui cadastro em quantos sites de apostas? Os brasileiros responderam:
26% – 1 site
33% – 2 sites
29% – 3 a 5 sites
12% – 6+ sites
ESCOLHA DO SITE DE APOSTAS FAVORITO e os principais fatores por grau de importância
1º Rapidez nos pagamentos;
2º Bônus de incentivo (apostas grátis);
3º Ampla oferta de formas de transferências de valores, depósitos e saques;
4º Melhores cotações nas odds (cotações) dos jogos;
5º Maior quantidade de modalidades esportivas, jogos e mercados dentro de cada jogo.
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA POSITIVA PARA A CONQUISTA DE NOVOS APOSTADORES
Para 54,2%, a experiência positiva dos amigos é o item que mais dá segurança e confiança na hora de abrir uma conta em algum site de apostas esportivas. 78% confiam nos sites que os amigos utilizam ou indicam para apostas.
Outros fatores são:
54% – Sites com certificado de conexão segura
49% – Avaliações positivas de sites especializados
41% – Parcerias com empresas que eu conheço e confio (Ex.: sistemas de pagamento)
41% – Possuir licença por alguma autoridade reguladora
36% – Patrocinar algum time, jogador ou esporte conhecido
28% – Quando eu vejo algum tipo de publicidade da marca na televisão
27% – Quando eu vejo a publicidade da marca em sites esportivos
21% – Quando eu vejo a publicidade da marca independente do meio
ESPORTES MAIS APOSTADOS
(Cada respondente selecionou em média 4 esportes)
81% – Futebol
33% – Basquete
29% – eSports
26% – Poker
23% – MMA
24% – Vôlei
21% – Corrida de Cavalo
21% – Boxe
21% – Futebol Americano
10% – Tênis
Como você se informa sobre o conteúdo esportivo para realizar as apostas?
56% – Programas esportivos
56% – Sites especializados em notícias de esportes
40% – Grupos em rede social
36% – Especialistas do setor
32% – Dados e relatórios de consultorias
32% – Influenciado por amigos e familiares
30% – Através de influenciadores
Canais utilizados para acompanhar, em tempo real, as transmissões dos eventos em que apostou (podendo ser simultaneamente ou não)
63% – Pelos sites de apostas
52% – Redes sociais
52% – Canais de TV por assinatura
48% – Canais de YouTube
46% – Canais de TV aberta
*Ainda sobre a importância da comunicação para os apostadores, o SporTV aparece em primeiro lugar na lista de canais esportivos favoritos.
ESCOLHENDO A MODALIDADE
60% – apostam em modalidades que gostam de assistir
47% – modalidades que conhece profundamente
47% – com base nas cotações e chances de ganho
37% – modalidades com grande oferta de análise estatística
*A cotação das ODDs está entre os três principais fatores que interferem na escolha do esporte para apostar
*O desempenho do time influencia na vontade e/ou frequência de apostar para 67% dos respondentes
PUNTER vs TRADER
Tipo de apostador:
20% – Punter
19% – Trader
38% – Em ambos
24% – Não sei
Melhorar a experiência
*Trabalhar os apostadores que não sabem em qual modalidade investir pode ser uma oportunidade. A pesquisa apontou que 44% dos entrevistados gostariam de um tutorial para iniciantes de como realizar apostas esportivas.
Os tipos de aposta mais populares são
55% – Aposta simples
(Você aposta em um resultado, e se a sua previsão estiver correta, você ganha)
42% – Aposta múltipla
(Apostas em dois ou mais resultados, por exemplo, dois jogos de basquete distintos. A aposta múltipla paga somente se o resultado de todas as suas escolhas estiverem corretas)
36% – Dupla chance
(Você escolhe dois dos três resultados possíveis (vitória, derrota e empate) – o que aumenta suas chances de ganhar, mas reduz o seu lucro em caso de acerto)
O PODER DA PUBLICIDADE
Principais plataformas com circulação de publicidade lembradas
64% – Internet
54% – Rede Social
48% – TV por assinatura
47% – TV aberta
16% – Jornal
16% – Mídia exterior
16% – Revista
13% – Radio
*85% concordam ou concordam totalmente que sites mais conhecidos são mais confiáveis e 72% gostam de ver a marca que apostam ativa em publicidade
Concordam ou concordam totalmente
71% – Quando vejo publicidade de algum site de apostas que não conheço, me interesso em saber mais
67% – Ser impactado pela publicidade de algum site de apostas pode me motivar a apostar ou conhecer o site
61% – Me sinto motivado a apostar quando sou impactado por alguma publicidade
57% – Publicidade em televisão tem forte influência sobre mim
51% – Comecei a apostar depois de ser impactado por publicidade
SUBINDO A APOSTA
O que levaria você aumentar a quantidade de apostas esportivas online?
57% – Pagamentos especiais de bônus/cashbacks
44% – Acesso a análises mais detalhadas
44% – Mais facilidade de pagamento
44% – Site mais fácil de navegar e apostar
*Apenas 9,8% disseram que dificilmente aumentaria a quantidade de apostas
Como melhorar a sua experiência?
53% – Pagar os ganhadores de forma mais rápida
44% – Ter mais transmissões de jogos ao vivo
43% – Disponibilizar estatísticas atualizadas sobre todas as modalidades de jogos
35% – Realizar análises e comentários técnicos após as partidas
Autoria: Inteligência de Mercado Globo | Rafael Garey e Glauber Prado
Diagramação: Izabella Donafe, Roger Arruda e Daniel Frias
Edição: Tiago Lontra e Luiza Lourenço