Notícias

Grande pesquisa exclusiva da Globo oferece um perfil completo do apostador brasileiro

No Brasil, apostas esportivas crescem de R$ 2 bilhões para R$ 7 bilhões em três anos. O portal gente das Organizações Globo publicou a pesquisa exclusiva “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” com dados que revelam todas as preferências do jogador brasileiro. Com qual frequência joga? Quanto gasta? O que sente ao apostar? Qual a influência da publicidade? Apostou mais ou menos durante a pandemia? Como se informa antes e quais esportes ou torneios prefere? As respostas a todas estas preguntas estão neste artigo especial.

Grande pesquisa exclusiva da Globo oferece um perfil completo do apostador brasileiro
Grande pesquisa exclusiva da Globo oferece um perfil completo do apostador brasileiro
Grande pesquisa exclusiva da Globo oferece um perfil completo do apostador brasileiro

As apostas esportivas se tornaram uma atividade consolidada que cresce 11,5% a cada ano. Em 2020, o mercado global foi avaliado em US$ 59,6 bilhões – podendo chegar até US$ 127,3 bilhões em 2027. No Brasil, os números também são animadores. Com a regulamentação das apostas esportivas, o país poderá se tornar um dos principais mercados do mundo, levando em conta o tamanho da população e a paixão do povo brasileiro por esportes.

Games Magazine Brasil oferece todos os resultados da pesquisa “Brazilian Player: o mercado de apostas esportivas no Brasil” feita em junho deste ano com dados da Industry Insights – Telecom, Plataformas e Serviços de Educação – Globo e que foram publicados recentemente no site gente.

As apostas despertam cada vez mais a atenção do brasileiro e o faturamento do setor passou de R$ 2 bilhões em 2018 para R$ 7 bilhões em 2020. Ao mesmo tempo, o aumento na busca pelas palavras e termos relacionados acompanha a curva de crescimento do investimento publicitário das marcas no mercado de apostas, de todos os meios.

INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO

Mercado de apostas esportivas – todos os meios

O setor está cada vez mais competitivo e o crescimento do investimento em publicidade comprova esse movimento. Com a consolidação do mercado, é importante que as marcas interessadas aproveitem essa alta visibilidade.

Além de apostas esportivas, os brasileiros também investem em:

69% – Loteria Federal
38% – Fantasy Game
36% – Cassino online*
33% – Aposta informal em assuntos diversos (valendo dinheiro, mas não em site)
32% – Bingo online

Na área de fantasy games, como era de se esperar, o CartolaFC, da Globo, que explora os jogos do Brasileirão, está em primeiro lugar, com 78% dos entrevistados pela Industry Insights apontando que jogam o fantasy, enquanto 57% o fazem no ESPN Fantasy.
 

Entre os 36% que jogam cassino online, as modalidades que apostam com frequência são:

78% – Roleta
66% – Blackjack
64% – Jogos de mesa
63% – Slots (caça-níqueis)
61% – Vídeo Poker
50% – Jogos com crupier ao vivo
 

Para os brasileiros, apostar online é?

67% – Entretenimento
43% – Negócio
38% – Esporte
Ainda declararam: 23% jogo de azar | 12% algo ilegal
 

Os principais motivadores para as apostas esportivas são DIVERSÃO, RENDA e CONEXÃO.

-Para 60%, apostar é uma forma de diversão
-52% utilizam para aumentar a renda
-1/3 aposta para se conectar ou socializar com amigos
-12% dos respondentes declararam que as apostas esportivas são sua PRINCIPAL FONTE DE RENDA
 

O perfil do apostador medido por frequência de apostas

18% – SUPER HEAVY USER / 7 vezes na semana
16% – HEAVY USER / 4 a 6 vezes na semana
48% – MEDIUM USER / 1 a 3 vezes na semana
18% – LIGHT USER / 2 a 3 vezes no mês ou menos
 

Tipo de apostador

55% MODERADO – preservo a segurança das minhas apostas, mas gosto de arriscar às vezes
33% CONSERVADOR – evito correr riscos
12% AGRESSIVO – costumo me arriscar em busca de rendimentos maiores
 

Apostadores engajados

38% realizaram aposta esportiva nos últimos 7 dias
30% declararam ter realizado uma aposta ontem


Apenas 9,8% dos apostadores realizaram sua última aposta num período entre 3 e 6 meses.
Os principais motivos são:

51% – Estou economizando diante do cenário econômico
27% – Cansei de perder
20% – Só aposto em jogos especiais
18% – Perdi dinheiro e deixei de jogar
 

INVESTIMENTO MENSAL

18% – Até R$ 30
17% – Entre R$ 31 e R$ 50
9% – Entre R$ 51 e R$ 70
18% – Entre R$ 71 e R$ 100
17% – Entre R$ 101 e R$ 200
9% – Entre R$ 201 e R$ 500
10% – Mais de  R$ 501
*Apenas 2% não utilizam dinheiro real e apostam somente com bônus ou dinheiro fictício
 

A PANDEMIA

Entre os respondentes da pesquisa, mais da metade afirma ter começado no mundo das apostas esportivas durante a pandemia

59% começaram apostar há no máximo 12 meses
13% iniciaram entre 12 e 18 meses
28% são apostadores há mais de 18 meses

Mesmo diante do cenário pandêmico, as pessoas continuaram apostando. Com mais disponibilidade de tempo para se dedicar, 27% dos respondentes aumentaram a quantidade de apostas. Para 18% deles, a pandemia não afetou sua forma de apostar. Entre os mais cautelosos, 22% optaram por apostas com menos riscos e 21% diminuíram os investimentos das apostas.


O SENTIMENTO DO APOSTADOR

quando REALIZA UMA APOSTA
51% – Empolgado
48% – Confiante
44% – Ansioso

quando GANHA
61% – Feliz
52% – Empolgado
43% – Sortudo
21% – Aproveito para jogar mais

quando PERDE
45% – Frustrado              
37% – Triste
31% – Azarado
27% – Com raiva
22% – Jogo de novo para recuperar o que perdeu
20% – Fico sem jogar por algum tempo
20% – Desmotivado
 

Diversificando o investimento

Você possui cadastro em quantos sites de apostas? Os brasileiros responderam:
26% – 1 site
33% – 2 sites
29% – 3 a 5 sites
12% – 6+ sites
 

ESCOLHA DO SITE DE APOSTAS FAVORITO e os principais fatores por grau de importância

1º Rapidez nos pagamentos;
2º Bônus de incentivo (apostas grátis);
3º Ampla oferta de formas de transferências de valores, depósitos e saques;
4º Melhores cotações nas odds (cotações) dos jogos;
5º Maior quantidade de modalidades esportivas, jogos e mercados dentro de cada jogo.
 

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA POSITIVA PARA A CONQUISTA DE NOVOS APOSTADORES

Para 54,2%, a experiência positiva dos amigos é o item que mais dá segurança e confiança na hora de abrir uma conta em algum site de apostas esportivas. 78% confiam nos sites que os amigos utilizam ou indicam para apostas.

Outros fatores são:

54% – Sites com certificado de conexão segura
49% – Avaliações positivas de sites especializados
41% – Parcerias com empresas que eu conheço e confio (Ex.: sistemas de pagamento)
41% – Possuir licença por alguma autoridade reguladora
36% – Patrocinar algum time, jogador ou esporte conhecido
28% – Quando eu vejo algum tipo de publicidade da marca na televisão
27% – Quando eu vejo a publicidade da marca em sites esportivos
21% – Quando eu vejo a publicidade da marca independente do meio
 

ESPORTES MAIS APOSTADOS
(Cada respondente selecionou em média 4 esportes)

81% – Futebol
33% – Basquete
29% – eSports
26% – Poker
23% – MMA
24% – Vôlei
21% – Corrida de Cavalo
21% – Boxe
21% – Futebol Americano
10% – Tênis

Como você se informa sobre o conteúdo esportivo para realizar as apostas?

56% – Programas esportivos
56% – Sites especializados em notícias de esportes
40% – Grupos em rede social                                                    
36% – Especialistas do setor                                                      
32% – Dados e relatórios de consultorias                             
32% – Influenciado por amigos e familiares                         
30% – Através de influenciadores
 

Canais utilizados para acompanhar, em tempo real, as transmissões dos eventos em que apostou (podendo ser simultaneamente ou não)

63% – Pelos sites de apostas
52% – Redes sociais
52% – Canais de TV por assinatura
48% – Canais de YouTube
46% – Canais de TV aberta

*Ainda sobre a importância da comunicação para os apostadores, o SporTV aparece em primeiro lugar na lista de canais esportivos favoritos.
 

ESCOLHENDO A MODALIDADE

60% – apostam em modalidades que gostam de assistir
47% – modalidades que conhece profundamente
47% – com base nas cotações e chances de ganho
37% – modalidades com grande oferta de análise estatística

*A cotação das ODDs está entre os três principais fatores que interferem na escolha do esporte para apostar

*O desempenho do time influencia na vontade e/ou frequência de apostar para 67% dos respondentes


PUNTER vs TRADER

Tipo de apostador:

20% – Punter
19% – Trader
38% – Em ambos
24% – Não sei


Melhorar a experiência

*Trabalhar os apostadores que não sabem em qual modalidade investir pode ser uma oportunidade. A pesquisa apontou que 44% dos entrevistados gostariam de um tutorial para iniciantes de como realizar apostas esportivas.

Os tipos de aposta mais populares são

55% – Aposta simples
(Você aposta em um resultado, e se a sua previsão estiver correta, você ganha)

42% – Aposta múltipla
(Apostas em dois ou mais resultados, por exemplo, dois jogos de basquete distintos. A aposta múltipla paga somente se o resultado de todas as suas escolhas estiverem corretas)

36% – Dupla chance
(Você escolhe dois dos três resultados possíveis (vitória, derrota e empate) – o que aumenta suas chances de ganhar, mas reduz o seu lucro em caso de acerto)
 

O PODER DA PUBLICIDADE

Principais plataformas com circulação de publicidade lembradas

64% – Internet
54% – Rede Social
48% – TV por assinatura
47% – TV aberta
16% – Jornal
16% – Mídia exterior
16% – Revista
13% – Radio

*85% concordam ou concordam totalmente que sites mais conhecidos são mais confiáveis e 72% gostam de ver a marca que apostam ativa em publicidade
 

Concordam ou concordam totalmente

71% – Quando vejo publicidade de algum site de apostas que não conheço, me interesso em saber mais
67% – Ser impactado pela publicidade de algum site de apostas pode me motivar a apostar ou conhecer o site
61% – Me sinto motivado a apostar quando sou impactado por alguma publicidade
57% – Publicidade em televisão tem forte influência sobre mim
51% – Comecei a apostar depois de ser impactado por publicidade


SUBINDO A APOSTA

O que levaria você aumentar a quantidade de apostas esportivas online?

57% – Pagamentos especiais de bônus/cashbacks
44% – Acesso a análises mais detalhadas
44% – Mais facilidade de pagamento
44% – Site mais fácil de navegar e apostar
*Apenas 9,8% disseram que dificilmente aumentaria a quantidade de apostas
 

Como melhorar a sua experiência?

53% – Pagar os ganhadores de forma mais rápida
44% – Ter mais transmissões de jogos ao vivo
43% – Disponibilizar estatísticas atualizadas sobre todas as modalidades de jogos
35% – Realizar análises e comentários técnicos após as partidas

Autoria: Inteligência de Mercado Globo | Rafael Garey e Glauber Prado
Diagramação: Izabella Donafe, Roger Arruda e Daniel Frias
Edição: Tiago Lontra e Luiza Lourenço


Fonte: Gente – O mercado de apostas esportivas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo